Hidroginástica

O que é hidroginástica?
A hidroginástica é uma atividade física realizada dentro da água, em piscina térmica, que se utiliza da resistência da água para fortalecer a musculatura. É uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer faixa etária.  Tantos homens como mulheres, jovens e idosos, gestantes, magros, obesos, pessoas com qualquer nível de condicionamento físico podem se beneficiar dessa modalidade. Além do mais, não é necessário que o indivíduo domine a natação para a prática de hidroginástica.

Bebeficios da hidroginástica
São diversos os benefícios oriundos da hidroginástica, sendo que, ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática dessa atividade física não é acompanhada por dores musculares, transpiração e sensação de exaustão. Dentro da água, o indivíduo tem seu peso corporal reduzido em 90%, o que diminui de maneira importante à tensão nas articulações. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem.
Além disso, quando praticada de forma adequada e regular, a hidroginástica proporciona uma melhora em todos os componentes do condicionamento físico: componente aeróbio, componente de força muscular, componente de resistência muscular, componente de flexibilidade e componente de composição corporal. Dessa forma, a prática regular de hidroginástica causa melhora da postura corporal e melhora do condicionamento cardiorespiratório e cardiovascular; melhora a flexibilidade das articulações, a coordenação motora, fortalece a musculatura e diminui o percentual de gordura, já que o gasto calórico médio é de 260 a 400 kcal/hora.  
Outro benefício muito saliente é que a água elimina o stress e o cansaço do dia a dia, pois faz uma massagem na musculatura, aliviando assim, as tensões e relaxando o corpo.

Nos indivíduos idosos, a prática de atividade física ajuda a manter ou melhorar a densidade mineral óssea, o que é de extrema importância para a prevenção e o tratamento da osteoporose. Soma-se o fato de que o empuxo (uma propriedade física da água) ameniza a sustentação do corpo e alivia a pressão sobre as articulações possibilitando, dessa forma, que as pessoas com mais idade conseguem produzir movimentos dentro do meio aquático com mais facilidade do que no meio terrestre, sem prejuízo a saúde. Também melhora a força muscular, a flexibilidade articular e o equilíbrio, reduzindo a incidência de quedas e o risco de fraturas. Já para as gestantes, a hidroginástica auxilia na prevenção das dores lombares e cervicais e aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e o período de recuperação.

Frequência
Recomenda-se que a hidroginástica seja praticada, no mínimo, três vezes por semana durante 45 minutos. Após um período inicial de 3 meses começa a ser mais visíveis os benefícios. É aconselhável, como para qualquer outra atividade física, que o indivíduo passe por uma avaliação médica a fim de detectar problemas que possam modificar o programa de atividades.

 

 
Fisiovida - Rua Duque de Caxias, 513 - Sala 102 - Encantado - RS - Fone: (51) 3751-2444