Tratamento para incontinencia urinária

A reeducação perineal, ou seja tratamento para incontinência urinária é a utilização de técnica fisioterápicas como biofeedback, estímulos elétricos e ginástica hipopressiva para o fortalecimento muscular perineal. A reeducação da assoalho pévico é uma técnica que iniciou na França com exelentes resultados, difundindo-se mundialmente.

Consiste basicamente em exercícios para a cosciência e fortalecimento do perineao. A maioria dos pacientes não têm noçäo de como utilizar essa contração muscular. Para conscientização perineal é utilizada uma sonda intravaginal que faz o biofeedback utilizando-se aparelhos com curvas, sons, cores e o comando verbal. É utilizado também a eletroterapia para estimular e manter a contração muscular. Na eletroterapia, correntes elétricas de baixa freqüência, que são extremamente confortáveis, são empregadas para reduzir as contrações da bexiga; que causa uma situação incômoda que obriga as pessoas a irem ao banheiro com mais freqüência.

Assicia-se a tudo isso exercícios hipopressivos, técnica que inclui a alteração na distribuição de pressões, aumentando o tonus de base do perineo e, consequentemente, prevenindo e/ou tratando a incontinência urinária.

 

 
Fisiovida - Rua Duque de Caxias, 513 - Sala 102 - Encantado - RS - Fone: (51) 3751-2444